terça-feira, 29 de julho de 2014

Cathulhu - Quando investigadores de quatro patas combatem o Mythos de Cthulhu


Com base no texto de Alex Lucard
da página Die Hard Game Fan 

Cathulhu apareceu originalmente vários anos atrás, na publicação alemã Cthulhoide Welten, devotado ao RPG Call of Cthulhu. O título original era Katzulhu, e ele foi traduzido para o inglês como Cathulhu pela revista Worlds of Cthulhu que já está fora de impressão faz algum tempo. 

Recentemente, a editora Sixtystone Press reuniu esses artigos originais e os compilou, junto com algum material adicional. O resultado é este novo e surpreendente suplemento para Call of Cthulhu. É importante salientar que esse jogo NÃO DEVE ser confundido com Call of Cathulhu. Ambos os jogos apresentam uma temática similar - gatos lutando com o as abomináveis criaturas Lovecraftianas, mas essa é a única coisa que os dois realmente tem em comum.

Call of Catthulhu é um jogo mais simpático para famílias e jovens jogadores, enquanto Cathulhu possui o mesmo estilo soturno e de alguma forma aterrorizante de Call of Cthulhu, exceto pelo fato de que os jogadores assumem o papel de felinos, ao invés de macacos sem pelo (também conhecidos como humanos). Call of Cathulhu possui suas próprias regras e mecânica, enquanto Cathulhu é um suplementos de Call of Cthulhu (usando as regras da Sexta Edição), portanto o narrador irá precisar do Livro Básico para usá-lo. Qual dos dois é o melhor? Tudo se resume a opinião pessoal. Cada um tem uma "pegada" diferente, por assim dizer. Eu realmente gostei dos dois, e penso que os interessados deveriam experimentá-los e decidir qual o agrada mais. 

Mas falemos de Cathulhu.



Ao longo das 70 páginas do livro, o leitor encontra regras para a criação de seus personagens de quatro patas, dois artigos sobre como narrar e jogar Cathulhu dentro da proposta de felinos investigadores, dois artigos a respeito de Bast (a Deusa dos Gatos), um pequeno bestiário com inimigos (muitos dos quais pinçados de outros livros de CoC), um longo e excelente cenário introdutório intitulado “The Black Cat,” (O Gato Preto) e duas páginas de ficha de personagem. Tudo no suplemento é bem escrito e prende a atenção do leitor, sem jamais ser chato ou demorado. É um suplemento muito consistente, sobretudo por se tratar de um livro publicado por uma editora pouco conhecida que nunca publicou nada no gênero Mythos de CthulhuO livro também não é caro, e o material de primeira qualidade fornece um excelente "custo benefício". Trata-se de uma leitura fácil que realmente acrescenta elementos inovadores na ambientação de Call of Cthulhu.

O processo de criação dos personagens, por exemplo, é pura diversão. As regras seguem a mesma premissa do livro básico de Call of Cthulhu, mas uma vez que os jogadores personificam gatos, é natural que haja diferenças. Os gatos em geral são pequenos e portanto nunca recebem um bônus de dano, fazendo com que em combate eles sejam muito pouco efetivos. Mas francamente, combate está longe de ser o foco desse simpático jogo. Não é de se estranhar que os gatos sejam tão inteligentes quanto humanos e tenham um igual suprimento de "energia mística". Cathulhu também substitui os Pontos de Sanidade por Pontos de Consciência, o que faz sentido. O funcionamento é o memso. A diferença é que em vez do felino ficar "insano", ele se torna mais selvagem. Os gatos investigadores também podem desenvolver "problemas de fundo mental", a medida que seus pontos forem reduzidos. 

O jogador pode escolher entre dezesseis (!!!) espécies de gatos para criar seu investigador. Pense nessas "raças puras" como sendo as ocupações de seu felino. O animal básico é o Gato Doméstico de Pelo Curto, que é muito similar ao clã Caitiff de Vampire: The Masquerade. Cada espécie pura possui uma qualidade e uma desvantagem, e dominam um "truque" que é herdado de sua espécie. Por exemplo, o Maine Coon, recebe um bônus de +1 nas estatísticas de FORça e CONstituição, nenhuma desvantagem e o truque Bruiser (algo que lhe garante maior capacidade de ataque). Enquanto isso, nosso Gato Doméstico não possui vantagens ou desvantagens, mas pode escolher dois truques da longa lista de cinquenta e dois disponíveis! Todos os Gatos possuem os truques “Salto para a Lua” e “Nove Vidas" gratuitamente. O jogador além de receber um truque de sua espécie, pode escolher um outro truque para complementar os conhecimentos de seu investigador. Portanto, cada personagem inicia o jogo conhecendo quatro truques que lhe serão muito úteis. Em seguida, o jogador distribui os pontos de habilidade em várias categorias. Ao invés da lista comum que inclui arte, soco, física, reparos elétricos e Latim, a ficha de Cathulhu fornece habilidades orientadas para um personagem felino, como arranhar, cuteness (fofurice), lavar-se e conhecimento humano. Cada uma pode ser usada de maneira única pelo personagem - por exemplo cuteness permite cativar humanos, enquanto lavar-se faz com que seu bichano fique sempre limpo e asseado, algo que os outros gatos prezam e esperam uns dos outros.  


O capítulo "Como uma Aventura de Gatos se Parece" possui apenas duas páginas, mas vale a pena ser discutido. Ele concede ideias para que os jogadores não interpretem seus personagens como humanos presos no corpo de gatos, mas como verdadeiros felinos. Gatos são capazes de enxergar no escuro, podem ouvir melhor do que humanos, e seu faro é milhares de vezes mais apurado. Em compensação, eles não podem dirigir, operar máquinas ou mesmo manejar maçanetas que lhes permitam abrir portas. Gatos também não compreendem inteiramente os humanos, achando a maioria das coisas que eles fazem "divertido" ou simplesmente "estranho". Na concepção dos felinos em Cathulhu, os humanos são "bichos de estimação", que os alimentam e servem, enquanto outros podem ser especialmente cruéis e malignos. Os gatos naturalmente se vêem como os verdadeiros mestres. O capítulo "Regras Adicionais de Cathulhu", detalha como simular a insanidade dos gatos, como eles agem quando confrontados com o horror do Mythos e como gatos podem aprender novos e úteis truques.

O cenário, "O Gato Preto", ocupa quase um quarto do suplemento em número de páginas. A estória é tudo menos "animais fofinhos e bonitinhos vivendo aventuras", ela estabelece o tom do jogo. No roteiro, alguém está matando gatos em uma vizinhança de maneira aterradora, as vítimas são encontradas com o coração arrancado! É preciso descobrir quem é o responsável por esses terríveis crimes e porque. É claro, as coisas não são tão simples quanto parecem e os felinos precisam realizar uma investigação criteriosa se quiserem chegar ao fundo do mistério. A aventura funciona como uma perfeita introdução a ambientação - com detalhes sobre as Dreamlands e sobre medonhas criaturas dimensionais que se sobressaem como os grandes inimigos na ambientação. A aventura flui facilmente e os jogadores, se comprarem a ideia desde o princípio, tem tudo para se divertir bastante. Para aqueles sensíveis a respeito de violência contra animais, a aventura pode ser um pouco chocante, mas para os que conseguirem abstrair isso; "O Gato Preto" é uma ótima investigação.

Tenho de admitir, eu realmente adorei Cathulhu em sua nova encarnação, e é ótimo que o suplemento esteja agora largamente disponível. Ele pode ser comprado facilmente em versão PDF na página da Chaosium ou no Drive Thru e vale a pena imprimir o livro já que ele não é muito extenso. A arte interna/desenhos são especialmente cativantes, sobretudo para os fãs de felinos que adorarão encontrar belas imagens dos animais.

Eu fiquei especialmente satisfeito em saber que Cathulhu não ficará restrito a apenas esse livro, uma vez que as páginas finais anunciam para breve um suplemento chamado "O Exército de Gatos de Ulthar". Pessoalmente eu mal posso esperar por esse lançamento! Eu nunca poderia imaginar que haveria espaço para um jogo envolvendo "Gatos contra os Mythos" em nosso mercado, mas ao que tudo indica Cathulhu veio para ficar e tem tudo para colecionar fãs.

E porque não? Cathulhu oferece algo novo e fresco, sem no entanto se afastar daquilo que os fãs de Call of Cthulhu aprenderam a gostar.

Para quem ficou curioso com a ficha, dê uma olhada se não é muito legal:


Ah sim, para quem quer ter uma ideia da paixão de Lovecraft por gatos, é só dar uma olhada nesse link:

Cães e Gatos - por H.P. Lovecraft

Um comentário:

  1. Achei muito interessante a proposta do suplemento, até para utilizar em uma campanha normal, com humanos, intercalando os cenários e as interpretações com os bichanos.

    E o preço vale muito a pena. $8,99 Obamas no site da Cahosium, com desconto. Não vou ter tempo de ler nesse mês, mas já comprei para não perder o desconto.

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