quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Fichários de RPG - Imprimindo e organizando Arquivos de PDF em pastas


Esses tempos eu estava arrumando meus arquivos no computador, fazendo aquela tradicional faxina, quando me dei conta de quantos PDF tinha ali.

Dois anos atrás, durante uma mega-promoção do site Drive Thru RPG, comprei vários PDF de livros de RPG bem baratinho. Foi uma daquelas pechinchas que a gente entra sem pensar duas vezes...

O que me dei conta é que nunca li boa parte desse material, alguns deles, ótimos livros. Simplesmente comprei, baixei e eles ficaram no meu HD esse tempo todo. A maioria, me satisfiz em dar uma olhada superficial e pronto...

Reconheço que isso se deve a um preconceito (não tão leve) que muitos fãs de RPG compartilham e no qual eu incluo a mim mesmo. Muitos leitores, jogadores e narradores simplesmente não gostam de ler material de RPG na tela do computador.

Parece bobagem, já que passamos boa parte de nossos dias na frente de um monitor, mas quando se trata de livros de RPG eu, e com certeza, outros tantos colegas somos de uma época em que ter o livro físico era essencial. Apesar do tablet e dos laptops terem se tornado relativamente comuns nas mesas de jogo, o livro em formato físico é outra coisa, sobretudo para os veteranos.

Mas aí surgem dois problemas: Primeiro, nem sempre é possível encontrar todos os livros que queremos, alguns não estão mais disponíveis tendo saído de catálogo anos atrás. E segundo, nem todas editoras, em especial as pequenas, aceitam pedido para entrega no Brasil ou se o fazem, o custo do frete é proibitivo, custando quase tanto quanto o próprio livro. 

Nesses casos o PDF é a única maneira de conseguir esses livros.

Mas não é a mesma coisa ler no computador...

Pensando nisso, decidi arregaçar as mangas e imprimir parte dos meus livros em PDF. Depois de imprimir uns dois ou três livros em uma gráfica, fiquei satisfeito com o resultado, mais ainda porque consegui um desconto em função da quantidade de cópias que seriam impressas.

O único senão era o formato da encadernação. Encadernar as páginas com uma capa dura sai caro, e a encadernação com espiral tira muito da graça de colecionar os livros, já que o legal é colocar os volumes na prateleira ou estante. Com a lombada em espiral, todos os livros parecem iguais, fica uma coisa muito sem graça...

Tive então a ideia de organizar o material em pastas de arquivo físico, aquelas pastas enormes de escritório. Coloquei as cópias de cada livro dentro de um saco plástico reforçado e encadernei nas pastas. 

Como toque final, dei uma decorada nas pastas para deixá-las com um aspecto mais condizente com as ambientações. 

No final, gostei muito do resultado e recomendo. Ficou bem mais barato do que comprar todos esses livros e a qualidade da impressão (capa colorida e miolo preto e branco) ficou excelente.

As fotos a seguir são dos dois arquivos (de Rastro de Cthulhu e Chamado de Cthulhu), já penso em fazer mais para outras ambientações/sistemas. 

PASTA DE TRAIL OF CTHULHU

A pasta com material de Rastro de Cthulhu tinha que ser num "verde doentio"
Eu usei fita adesiva para ficar com cara de álbum de recortes ou colagem.
Achei uma imagens bacanas na internet e depois de imprimir, colei na contracapa para dar um clima do jogo. 
É impressionante como cabe material nessas pastas de arquivo.
MUITO material! Aproveitei e mandei imprimir tudo que eu tinha de Rastro
As aventuras puristas do Graham Walmsley
As edições encadernadas Out of Time e Armitage Files
Os cenários mais recentes como Hell Fire, The Repairer of Reputations e o Arkham Detective Tales
Esses que ficaram mais extensos coloquei em uma bolsa plástica mais resistente.
E o Armitage Files eu dividi em duas partes. Para esse livro em especial, ficou muito bom ter as páginas em separado, já que algumas dá para usar como Handouts.
PASTA DE CALL OF CTHULHU

Já para o Chamado de Cthulhu, usei uma pasta preta.
Usei um adesivo de Cthulhu e um cartão postal para a capa.
E por dentro, o princípio é o mesmo. O material impresso fica nesses sacos de plástico transparente.
Eu imprimi muito material da Miskatonic River Press, uma editora que não entrega aqui no Brasil.
Red Eye of Azathoth e Our Ladies of Sorrow parecem muito boas campanhas e eu nem tinha lido.
Legacy of Arrius Lurco, Cathulhu e a Monografia "O Retorno de Jack, o estripador"
O material fica direitinho, acondicionado nesses sacos de plástico
E no fim, não fica devendo nada a edição original do livro.

6 comentários:

  1. Dentro dos saquinhos, as folhas ficam soltas? Você não as perde ou bagunça tudo quando está lendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tive a mesma dúvida. Você guarda um livro dentro de uma bolsa de plástico com as folhas soltas? Pode tirar fotos do processo de um livro individual por exemplo?

      Excluir
  2. O problema com o Tablet é mander o foco, visto que ele oferece um mundo de distrações. O ideal é ter no Tablet somente aquilo que se esta lendo e os volumes para consultas que já foram lidos. Fazer o tablet de biblioteca, fará você ler menos livros. Essa é minha experiência com os tablets.

    No final, sempre que posso compro o livro, mas depois de muitas mudanças de lugar, carregar e armazenar tantas coisas ficou complexo. Hoje só compro o que realmente tenho certeza que vou usar. Nisso os PDF ajudam muito, pois você pode dar uma boa olhada antes.

    Belo artigo.

    ResponderExcluir
  3. Sim, as folhas ficam soltas nos saquinhos, formando pacotes com o livro completo. Quando leio coloco um grampo maior na orelha para segurar, ou leio em cima de uma mesa. Não chega a dar bagunça e nao perdi paginas, pelo menos até agora gostei do formato. Mas se preciso dá para usar uma daquelas pastas plásticas em que você prende a lateral das folhas como se fosse uma encadernação. Com a vantagem que vcs pode retirar e guardar de volta.

    ResponderExcluir
  4. Também nao consigo ler na tela. Nao sei o motivo. Deve ser algum bloqueio. Inclusive tenho um Kindle, com pouquissimo. Bem sacada a ideia das pastas.

    ResponderExcluir
  5. Luciano, em que gráfica do RJ você imprimiu o material? Tenho dificuldade pra achar boa impressão por aqui.

    ResponderExcluir